ortodontiabrasilia@ortodontiabrasilia.com

(61)3306-2206

Disfunção ATM, DTM, Bruxismo e Dor Orofacial

Você tem sua mandíbula travada? Sente dores na região da cabeça ou do pescoço? Ouve estalos durante a fala ou mastigação?

O mal funcionamento das articulações da mandíbula podem causar dores na face e cabeça, dificuldade de mastigar, estalos e travamentos nas articulações.

Uma das principais causas das Dores Orofaciais é o bruxismo dentário, o qual se trata de um hábito parafuncional, que consiste em ranger ou apertar os dentes de maneira inconsciente pelos indivíduos e geralmente à noite, enquanto a pessoa dorme, fazendo com que a maioria das pessoas que tem este hábito não sabem que o possuem, aumentando muito as consequências que ele provoca. O dentista pode contribuir no tratamento através da instalação de um dispositivo estabilizador da mandíbula, conhecido como “placa” de relaxamento ou também chamado placa de bruxismo, ela não elimina o bruxismo, mas reduz o esforço muscular, diminuindo a dor na face, articulações e de até mesmo de cabeça, além de proteger os dentes do desgaste, de perdas ósseas e outras consequências causadas pelo trauma.

Principais sintoma

Os sintomas mais comuns da DTM são:

• Dor de cabeça logo ao acordar ou ao fim do dia;
  • Dor na mandíbula e na face ao abrir e fechar a boca, que piora ao mastigar;
  • Sensação de rosto cansado durante o dia;
  • Não conseguir abrir a boca completamente;
  • Um lado da face mais inchado;
  • Dentes desgastados;
  • Desvio da mandíbula para um dos lados, quando a pessoa abre a boca;
  • Estalos ao abrir a boca;
  • Dificuldades em abrir a boca;
  • Vertigem;
  • Zumbido.

Todos estes fatores fazem com que a articulação e os músculos da mandíbula sejam afetados, gerando dor, desconforto e estalos. A dor na ATM, muitas vezes, pode gerar dor de cabeça, neste caso a dor é causada pela estimulação constante dos músculos da face e da mastigação.

Como confirmar o diagnósticoTratamentos :: Dtm-e-dor-orofacial-profa-karen-chaves

Para diagnosticar o quadro de DTM, são feitas perguntas sobre os sintomas do paciente e em seguida, é realizado o exame físico que envolve a palpação dos músculo da mastigação e da ATM, também podem ser solicitados exames complementares como ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Possíveis causas

A DTM pode ter diversas causas, desde alterações do estado emocional, fatores genéticos e hábitos orais, como o de apertar muito os dentes, mas também pode ser um costume noturno que muitas vezes não se percebe. Este quadro é chamado de bruxismo, e um dos seus sinais é ter os dentes muito desgastados.

Porém, existem outras causas para o surgimento da dor na ATM, como a mastigação incorreta, alguma pancada na região, dentes muito tortos que forçam os músculos da face ou o hábito de roer unhas e de morder os lábios por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento é feito de acordo com o tipo de DTM que a pessoa apresenta. De modo geral, recomenda-se sessões de laserterapia, fisioterapia, agulhamentos, acupuntura, massagem para relaxar os músculos da face e da cabeça e uso de uma placa dentária de acrílico feita à medida pelo dentista, para uso noturno.

O uso de medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares pode também ser recomendado pelo dentista para aliviar a dor aguda. Além disso, o dentista pode sugerir aprender técnicas de relaxamento para controlar a tensão muscular na mandíbula.

Quando surgem alterações em algumas partes da mandíbula, como nas articulações, músculos ou osso, e os tratamentos anteriores não surtirem efeito, a cirurgia poderá ser recomendada.o

Ortodontia Brasilia, Invisalign Brasília